Dermatologia Clínica

A dermatologia clínica é área da dermatologia focada na investigação, tratamento e prevenção de doenças que atingem a pele, mucosas, cabelo e unhas. Dentre as principais patologias que a dermatologia clínica engloba, podemos citar:

ACNE

Popularmente chamada de “espinha”, a acne é uma condição multifatorial causada primariamente pela produção excessiva de sebo produzido pelas glândulas sebáceas. Pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum na adolescência. Existem várias  opções de tratamentos para acne, que vão varias de acordo com o grau, tipo e extensão de acometimento. Fatores como puberdade, disfunção hormonal e predisposição devem ser avaliados.

MELASMA

O melasma é a hiperpigmentação da pele causada pelo aumento dos depósitos de melanina, proteína que garante a cor da pele e evita que a radiação UV danifique o DNA. É caracterizado pelo surgimento de manchas escuras na pele, principalmente na face, mas também pode acontecer em áreas como pescoço, colo e braços. É mais comum no sexo feminino e o seu tratamento é focado na fotoproteção. Uso de protetores solares, antioxidantes tópicos e orais, além de cremes clareadores são as principais formas de tratar, mas alguns procedimentos como peeligns e lasers também podem ser indicados.

PSORÍASE

A psoríase é uma doença crônica que causa inflamação da pele, gerando manchas avermelhadas com escamas esbranquiçadas, associadas ou não a sensação de coceira. Pode acometer qualquer local do corpo, mas é mais comum no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Não é contagiosa. Por ser uma doença crônica, não tem cura, mas com acompanhamento e tratamento adequados pode-se obter bom controle e uma melhor qualidade de vida. O tratamento da psoríase é realizado de acordo com o diagnóstico  do tipo e extensão da psoríase, envolvendo medicações tópicas, orais e fototerapia.

DERMATITE ATÓPICA

É uma doença de pele crônica, cujos sintomas costumam aparecer na infância, sendo caracterizada pelo surgimento de manchas avermelhadas, descamativas e fissuradas em áreas de dobras, que coçam e surgem de forma recorrente. A dermatite atópica é mais comum em crianças e pode ocorrer entre pessoas da mesma família, devido a sua hereditariedade, podendo estar associada a alergias respiratórias, como asma e rinite. O tratamento é focado no controle das crises e, principalmente, na hidratação da pele.

DERMATITE SEBORREICA

A dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, é uma inflamação cutânea caracterizada pela descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, acometendo principalmente as sobrancelhas, cantos do nariz, couro cabeludo, orelhas e tórax. Está relacionada principalmente ao excesso de oleosidade da pele, mas outros fatores também podem aumentar o risco de desenvolvimento, como doenças neurológicas, baixa imunidade, infecção pelo HIV e uso de medicações. O tratamento pode não gerar a cura, mas sim o controle dos sintomas. Envolve principalmente o uso de cremes e shampoos e, em casos mais extremos, medicações orais.

ROSÁCEA

A rosácea é caracterizada por uma hiper-reatividade da pele face, deixando a pele com uma tonalidade mais rosada/avermelhada, algumas vezes associada a lesões semelhantes a espinhas. Ocorre mais comumente em pacientes de pele clara de origem europeia (italianos, portugueses, alemães…etc.). 

Casos mais avançados podem levar a um aumento das glândulas sebáceas especialmente no nariz, o chamado rinofima.

Pode ter seus sintomas piorados com alguns gatilhos (extremos de temperatura, estresse, bebida alcoólica, atividades físicas etc). Realizado de acordo com o grau de complexidade da doença, o tratamento para rosácea visa amenizar os sintomas e o avanço da patologia. Trata-se de doença crônica, onde não há uma cura definitiva, mas um bom controle dos sintomas com o tratamento adequado.

VITILIGO

É uma doença de pele caracterizada pela perda de melanina na pele e, consequentemente, o surgimento de manchas esbranquiçadas. As suas causas ainda são desconhecidas, mas pode estar associada a outras doenças autominunes e ter relações genéticas. O tratamento para vitiligo tem foco na contenção do avanço da doença, ou seja, evitar a despigmentação em diferentes áreas do corpo e tentar repigmentar as áreas já acometidas. O tratamento pode ser iniciado durante a infância, o que proporciona resultados ainda mais eficazes.

Casos estáveis sem melhora com tratamento clínico, podem se beneficiar da cirurgia de transplante de melanócitos.

DERMATOLOGIA ESTÉTICA

A estética, ou cosmiatria, é uma subespecialidade da dermatologia que visa atenuar os sinais de envelhecimento ou mesmo corrigir pequenas imperfeições, visando melhorar a auto-estima dos pacientes. 

Pode-se usar técnicas para renovar a pele, reduzir as linhas de expressão, melhorar a firmeza e a elasticidade, volumerizar e melhorar o contorno facial ou corporal. Atuamos com foco no bem-estar do paciente, com a preservação e a promoção da saúde em primeiro lugar, com tecnologia e humanização. Dentre os procedimentos estéticos mais comuns estão:

TOXINA BOTULÍNICA (BOTOX®)

A aplicação de “botox”, como é comumente conhecida a toxina botulínica, é um procedimento no qual uma substância que bloqueia a contração neuromuscular é injetada na pele para amenizar rugas e linhas de expressão. Além de tratar, a toxina tem a capacidade de prevenir a formação de novas rugas, sendo assim, o quanto antes for iniciada, melhor. Ajuda a atenuar os sinais de envelhecimento na face.

PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO

O preenchimento é uma técnica realizada através da aplicação subcutânea do ácido hialurônico, uma substância biocompatível, com intuito de dar volume a alguma área específica da face. Também chamado de Harmonização Facial, o procedimento é realizado para preencher as depressões e sulcos presentes na face, repor volume perdido, corrigir assimetrias e até mesmo redefinir o contorno facial. 

O preenchimento não é definitivo, tendo uma duração média de 6 meses, podendo se estender a 1 ano ou mais, a depender da quantidade de produto aplicada e do tempo de absorção da substância no organismo.

MICROAGULHAMENTO

 O microagulhamento, também conhecido como indução percutânea de colágeno, é uma técnica dermatológica que consiste em microperfurações da pele com finas agulhas metálicas. Estas microagulhas penetram na pele gerando uma estimunlação natural do colágeno, que dão maior firmeza e sustentação à pele. É utilizado para tratar diferentes disfunções como cicatrizes de acne, melasma, estrias, linhas de expressão dentre outros.

PEELING QUÍMICO

O peeling é um procedimento no qual são aplicados agentes químicos específicos (ácidos) na pele, de forma pouco invasiva, visando a renovação celular de forma progressiva e natural. É um procedimento consagrado na dermatologia e muito utilizado em consultório com várias finalidades como, rejuvenescimento facial, clareamento de manchas (como melasma), tratamento da acne, melhora da qualidade da pele e controle de oleosidade.

Menu